BUSCA

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Momento de Fé na Instituição

Por Bruna Gabriele


Cultos dentro da casa de recuperação, para alimentar espiritualmente os internos de Fortaleza.


A casa de recuperação Manassés, localizada na Rua Júlio Lima, 205, Cidade dos Funcionários, Fortaleza-Ce, tem a missão de recuperar jovens envolvidos com drogas. Dentre inúmeros rituais existentes dentro da instituição, um deles é o culto, onde os jovens encontram um “alicerce” maior para a caminhada de desintoxicação.


Tagner Diego, diretor da instituição social da capital cearense, afirmou que: “A recuperação depende desses processos espirituais, que é uma força grande para não desistir, pois tudo tem regras e é através da disciplina que eles irão, aos poucos, voltar a ter uma vida digna e honesta sem as drogas”.


Os cultos são feitos na própria casa de recuperação, os realizados na semana são fechados, só participam os jovens que estão em tratamento na casa. Já aos domingos, são abertos à visitantes que queiram participar desse momento de fé, com louvores, orações e leitura da bíblia. Este culto serve de alimento espiritual a todos aqueles que estão lutando para sair de uma vida de dependência e começar uma vida nova, ou seja, livre.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Divulgação e ajuda pela internet

Por Soraya Leitão


A Instituição recebe muito apoio de pessoas que se prontificam a ajudar moralmente os internos da casa. Em sites de relacionamento como o orkut é notável a solidariedade dos internautas. Nos recados aparecem mensagens religiosas para fortalecer o espírito dos rapazes que nesse momento realmente necessitam de palavras de coragem para seguir na luta.

A casa de recuperação possui comunidades dentro do orkut. A interação acontece também através de um site que serve para divulgar o trabalho deles e também para edificar, não somente os membros da casa, mas aqueles que precisam se encontrar e entrar no caminho para se livrar da dependência.

No site de relacionamentos, é possível encontrar fotos que mostram o entretenimento dos rapazes, como campeonatos de futebol e brincadeiras na piscina. Também aparecem fotos dos momentos de fé e oração na casa.

“Independente de onde venham as mensagens de motivação, são sempre bem vindas e ajudam na recuperação dos jovens que estão nessa situação”, diz o baiano Hernam Benfica, braço direito do diretor da casa, que já está em Fortaleza há mais de oito anos.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

A difícil missão de manter uma ONG

Por Karlos Emanuel Soares

Instituição Manassés sobrevive apenas de doações e da venda de canetas em transporte público

“Nossa casa não recebe ajuda do governo e nem de igrejas. Sobrevivemos apenas de doações e da venda de canetas”. A afirmação é do responsável pela Manassés do Ceará, Tagner Diego. Segundo ele, a instituição que se mantêm apenas de doações, necessita da colaboração da sociedade para continuar o trabalho de recuperação de dependentes químicos.

Tagner relata que o tratamento gera muitos gastos e cada vez mais fica difícil reduzir os custos. “Todo mês fazemos o orçamento e reduzimos tudo que podemos, mas a maioria das despesas são básicas para que o tratamento seja concluído sem prejudicar os jovens.” O representante da Manassés também destaca que a venda de canetas ajuda no orçamento, mas diz que só a arrecadação é insuficiente.

A Manassés é uma comunidade terapêutica que acolhe jovens dependentes de drogas e atua na recuperação do vício. A sede de Fortaleza atende cerca de 100 jovens e possui oito centros espalhados pelo país.

Como ajudar

Para fazer uma doação para a Instituição Manassés basta depositar qualquer quantia na conta:

Banco do Brasil
Ag.: 1193-2
Conta poupança: 11.242-9
Centro de Transformação Manassés

Serviço:
http://www.instituicaomanasses.com.br