BUSCA

quinta-feira, 12 de março de 2009

Em resgate à auto-estima

Por Soraya Leitão

A casa de recuperação Manassés foi fundada há 10 anos pelo pastor Marcos Manassés e conta atualmente com oito casas espalhadas pelo Brasil. No Ceará, a luta contra a dependência química através do estudo bíblico e do trabalho já está com cinco anos. A instituição não recebe apoio do governo ou de igrejas.

O ingresso a casa é feito a partir de uma entrevista, onde avaliam o desejo do dependente em mudar de vida. È feito um pedido de colaboração no valor de R$ 400 para as despesas iniciais, depois o tratamento é gratuito, caso a pessoa não tenha condições.

Após a aprovação, o dependente é encaminhado para um estado mais próximo, desligando de suas antigas atividades, por isso os que trabalham aqui são baianos e os que trabalham na Bahia são cearenses. Mas caso não haja vagas, o encaminhamento é feito para outra região. O tratamento tem duração total de nove meses.

O processo de recuperação visa o resgate da auto-estima, dignidade e religiosidade dos internos. A finalidade é ajudar pessoas carentes que querem sair do submundo das drogas, mas sozinhos não conseguem.

Os tratamentos oferecidos aos pacientes portadores da dependência química, levam em consideração a individualidade e necessidade de cada pessoa. Parte fundamental do tratamento é à busca dos valores éticos, familiares e emocionais, para motivar os pacientes a refazerem seus projetos de vida, adotando assim, hábitos saudáveis e produtivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário