BUSCA

quinta-feira, 5 de março de 2009

Reintegração Social

Por Karlos Emanuel Soares

Quando um jovem percebe que está perdido no mundo das drogas e decide pedir ajuda para se recuperar, ele encontra esse auxílio em Organizações Não Governamentais (ONG’S) que possuem casas de recuperação para dependentes químicos. No Ceará, uma das mais procuradas é a Casa de Recuperação Manassés, que possui oito centros espalhados pelo país e atende cerca de 100 jovens que buscam em sua força de vontade e na fé, um caminho para a recuperação.

E é nesta casa que Henrique Gonçalves, um baiano de 21 anos, busca a recuperação em seu tratamento contra o vício das drogas. Depois de ter sido muito apoiado pela mãe e ter recebido oferta de tratamento por parte de um cearense que mora na Bahia, ele resolveu ser ajudado: “Estava sofrendo demais, completamente perdido, roubando, passando fome, sendo humilhado, percebi que essa vida não estava dando pra mim, me ofereceram ajuda e eu aceitei”.

A rotina começa cedo, ele acorda às 04h30, reza em grupo, faz sua refeição e sai para as ruas, podendo retornar no máximo até as 22 horas, e ao voltar, se reúne mais uma vez com o grupo para fazer orações.

Henrique já está na segunda fase do tratamento. Já passou pela desintoxicação e agora está na reintegração social. Ele vende canetas doadas por ONG’S acompanhadas com textos bíblicos e/ou informativos. A arrecadação serve para ajudar na manutenção da casa. Ele faz parte de um intercâmbio que tem duração de nove meses, onde os jovens cearenses que buscam tratamento vão para a Bahia e os baianos vêm para o Ceará, numa forma de desvincular o jovem dos pontos de drogas de sua cidade e de diminuir os casos de desistência.

Em sua primeira abordagem ao público no ônibus, o baiano Henrique definiu como difícil: “Fiquei muito nervoso, tímido para falar o que eu era, mas Deus me iluminou, pois sabia que eu estava fazendo um trabalho que iria me reintegrar na sociedade e a ajudar também outros jovens que estão querendo sair do mundo das drogas”.

A receptividade dos passageiros varia, alguns aceitam o trabalho e acabam ajudando, outros vêm de outra forma, descriminam, entitulam de drogado, ladrão. Certa vez Henrique passou por um constrangimento, ao realizar seu trabalho, um rapaz mandou-o calar a boca. “Eu já estava tenso e fiquei mais ainda, mas continuei, as pessoas me deram força, dizendo para eu não dar atenção, por isso eu continuo com fé em Deus, permanecendo firme”.

Para ele, a casa de recuperação está sendo uma nova vida, é como se ele estivesse renascido. “Se for comparar o que eu era e o que eu sou hoje, mudou 100%”. Seus projetos sãos os de se manter na palavra de Deus, seguir a igreja, ser obreiro na instituição e poder ajudar outros jovens que irão chegar. Atualmente ele é instrutor e auxilia nos primeiros dias para os que começam a segunda fase do tratamento e sonha em se casar e construir uma família.

Para se internar, é necessário marcar uma entrevista e ser aprovado, os critérios avaliados são o desejo e a vontade de receber ajuda, para não atrapalhar o tratamento dos que querem realmente se tratar.

Serviço:

Casa de Recuperação Manassés

End: Rua Júlio Lima, nº. 205

Cidade dos Funcionários – Fortaleza – Ce

Tel: (0xx85) 3279-6073

2 comentários:

  1. Irmão ,

    Eu, sou uma irmã que procura ajuda para salvar meu irmao das drogas . Ele me pediu por tudo que é sagrado para ajudar ele . Financeiramente eu não tenho como. Por isso estou pedindo ajuda de voces . Meu irmã de criação é um homem trabalhador que só precisa de ajuda de DEUS E DOS HOMENS. Ele nunca teve ninguem para falar do nosso DEUS para ele.
    Ele é meu irmão de criação,mais eu o amo como meus irmão de sangue.
    Por favor me ajude a ajudar meu irmão .
    DEUS ABENCOE A TODOS.
    ELIANA AMARAL
    (75) 3602-1247

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor...

    Meu nome é Rutileide, estou a procura de ajuda para o meu esposo que entrou no mundo das drogas e não consegue sair, tem vontade mas não tem forças. Hoje ele me pediu para procurar uma cliníca para tratamento e como já ouvi falar muito bem da casa de recuperação Manassés então resolvi procurar por essa clínica, não posso ajudar com muito, mas no que eu puder ajudarei. Meu esposo era um servo do Senhor e passou a fazer coisas que nem ele mesmo esperava dele. Por favor peço que ajudem este homem, Deus há de recompensar muito e eu serei muito grata. Eu creio na libertação dele e creio que ele ainda vai testemunhar das maravilhas que Deus fez na vida dele.

    ResponderExcluir